Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Chapada Gaúcha

por Diretora de comunicação e documentação publicado 23/10/2017 00h00, última modificação 04/08/2022 11h13

Aconteceu nesta Segunda Feira dia 23 de Outubro de 2017, a Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Chapada Gaúcha que contou com a presença de Eugênio, Silas e Valdemix vereadores da cidade de UNAÍ MG.

A Reunião foi presidida pelo presidente da casa Vereador Rone Rodrigues que agradeceu aos presentes pela presença no plenário e justificou a ausência na reunião da 1ª Secretaria a Vereadora Jazilma Gonçalves pois a mesma está afastada para acompanhar a sua filha que está em tratamento de saúde fora do município.
Dando sequência na reunião passou se para as leituras, discussões e votações dos Projetos de Indicação do Legislativo:

Ordem do Dia:
Projeto de Indicação n.º 080/2017 de autoria do Vereador Paulo Aparecido Alves Carneiro e assinado pelos vereadores Marcelo Lopo de Oliveira e Sinelton Rubens Vieira Araújo que dispõe “sobre a necessidade da Instalação de uma Academia ao Ar Livre e Playground (Parquinho Infantil) no Estádio Paulo Henrique Corradini na Sede do Município de Chapada Gaúcha – MG”.

Projeto de Indicação n.º 081/2017 de autoria do Vereador Sinelton Rubens Vieira Araujo e assinado pelos vereadores Paulo Aparecido Alves Carneiro e Marcelo Lopo de Oliveira que dispõe “Sobre a necessidade de Iluminação Pública na Praça da Igreja de Santo Antônio no Distrito Serra das Araras no Município de Chapada Gaúcha – MG”.

Projeto de Indicação n.º 082/2017 de autoria do Vereador Paulo Aparecido Alves e assinado pelos vereadores Marcelo Lopo de Oliveira e Sinelton Rubens Vieira Araújo que dispõe “ Sobre a necessidade da Ampliação da Creche Criança Feliz, na Sede do Município de Chapada Gaúcha – MG”.

Projeto de Indicação n.º 083/2017 de autoria do vereador Marcelo Lopo de Oliveira e assinado pelos vereadores Sinelton Rubens Vieira Araújo e Paulo Aparecido Alves que “Dispõe Sobre a necessidade de Instalação de Mata-Burros nas Estradas das Comunidades Aldeia, Barro Vermelho e Morro do Fogo, no Município de Chapada Gaúcha – MG”.

Após as apresentações e considerações sobre os projetos de indicação apresentados pelos vereadores autores todos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores presentes.

Em seguida o Presidente franqueou a palavra ao senhor coordenador Ailton José de Oliveira representante dos correios que fez esclarecimentos em relação a mudança do CEP do município de Chapada Gaúcha que está sendo realizada para que possa melhorar a logística e ter mais agilidade nas entregas de correspondências e encomendas na cidade e distritos de Serra das Araras e Retiro Velho e que essa mudança de cep 39314-000 para 38689-000 será gradativa sem causar prejuízos ou transtornos para toda a população.

Palavra Franca:
O Vereador João Paulo Barbosa de Sena, no uso da palavra falou sobre as cobranças que recebeu dos servidores da saúde sobre o corte do benefício de insalubridade nos pagamentos por parte do prefeito municipal e pediu que o executivo tomasse providências que volte a pagar a insalubridade para todos os servidores da saúde. O vereador pediu que a mesa diretora enviasse oficio para a secretaria municipal de educação para que seja resolvido o problema da falta de vagas na Escola Municipal Santo Agostinho o que acarreta uma grande fila no início do ano dos pais em busca de vagas para seus filhos, solicitou ainda do prefeito esclarecimento para a câmara de vereadores e para a população em relação à ampliação de salas na Escola Municipal Santo Agostinho e a conclusão das obras na escola que está sendo construída no bairro Jardim da Paz.
O vereador falou ainda das conquistas que obteve nesses nove meses de mandato ressaltando que com o apoio dos deputados Paulo Guedes e Gabriel Guimarães que se comprometeram em entregar uma caminhonete para a comunidade de buracos e um trator para a comunidade de Ribeirão de Areia. Continuando o vereador leu um relatório enviado pelo executivo sobre os valores arrecadados e valores utilizados para manutenção da iluminação pública do município, falando que mensalmente após os gastos que a prefeitura realiza ainda está sobrando cerca de Dezesseis Mil Reais que poderia já está sendo usado na instalação dos braços com as lâmpadas nos postes que faltam nos bairros da cidade e que isto não está sendo feito para melhorias da iluminação das ruas.
Solicitou ainda providencias do executivo para que seja realizado melhorias na serra que da acesso a comunidade buracos.

O Vereador Jamerson Barbosa Macedo em sua fala, falou da sua insatisfação com o executivo em relação aos cortes de gastos que estão sendo realizados, que está atingindo somente os salários dos servidores principalmente em relação ao corte da insalubridade dos servidores e dispensa de servidores que foram contratados através do processo seletivo realizado.
Jamerson destacou novamente sobre a situação de vários contratos que a prefeitura mantem com altos valores e que não são de muita utilidade aos munícipes e que gastos desnecessários que deveriam ser cortados e não postos de trabalhos e benefícios dos servidores. Solicitando ao prefeito que analisasse bem a situação dos servidores dispensados, pois todos planejaram suas vidas e finanças conforme o salário que receberiam nos seus postos de emprego, concluindo sua fala fez um breve relato sobre suas viagens e recursos adquiridos através dos deputados para o município destacando a entrega da Caminhonete Fiat Toro que o município para ser utilizada na área da Epidemiologia que foi recebida essa semana.

O Vereador Paulo Aparecido Alves Carneiro, falou sobre os cortes realizados da insalubridade nos salário dos servidores da saúde que são resguardados pela Lei 13.342/2016, e que os servidores estão muito chateados até mesmo pela forma como foi feita pelo executivo sem se quer comunicar os servidores o corte de 30 por cento em seus salários. Relatando que a empresa contratada para fazer a analise dos cortes para os cargos sequer tomou conhecimento das funções realizadas pelos servidores que a lei ampara.
O vereador solicitou que a mesa diretora envie oficio para a Secretaria de Estado de Agricultura que assumiu a RURALMINAS, para que solicite a regularização dos lotes urbanos do município. Falou também sobre sua viagem a Belo Horizonte juntamente com os representantes do executivo na secretaria onde teve a informação da entrega da caminhonete Fiat Toro e uma ambulância para atender o distrito de Serra das Araras, falou também das providencias que estão sendo tomadas em relação à documentação para solucionar o problema do tomógrafo.

O Vereador Marcelo Lopo, em sua fala cumprimentou os vereadores de Unaí, falando sobre as cobranças que recebeu dos servidores de serra das araras sobre o corte da insalubridade, e pediu ao executivo para trabalhar mais em parceria com todos principalmente com os servidores do munícipio, pois assim poderão fazer um trabalho melhor em prol da população. Ressaltou a importância e bom trabalho que o educador físico Ivan vem desenvolvendo com os moradores do Distrito de Serra das Araras e que os participantes das aulas estão muito satisfeitos. Marcelo falou ainda do importante trabalho que foi realizado pela policia militar no Distrito de Serra das Araras na apreensão dos animais soltos nas ruas. Solicitou ainda ao Secretario Municipal de Esportes um melhor acompanhamento dos trabalhos na realização do campeonato municipal na comunidade, pois não está sendo satisfatório.

O Vereador Dorival Francisco Marques, cobrou melhorias na pavimentação da Avenida Minas Gerais, plantio de árvores dentre outras. Falou sobre mais um recurso alocado pelo Deputado Aelton Freitas para instalação de um poço artesiano no município, lembrando que o mesmo deputado já concedeu recursos para instalação do poço artesiano na comunidade das paçocas, ressaltou também sobre a situação dos cortes na insalubridade dos servidores, pediu oficio para o secretario de transportes para melhorias nas ruas do bairro Sagrada Família.

O Vereador Eurico Ferreira dos Reis solicitou do executivo para que construísse uma barragem de emergência na comunidade de Riachinho, pois a agua na comunidade está escassa e os moradores estão passando muita necessidade.
O Vereador Sinelton Rubens, falou da insatisfação sobre a dispensa de servidores que está ocorrendo pelo executivo sem sequer comunicar com os vereadores da base do governo falando que está faltando dialogo e que isso está dificultando trabalhar juntos, parabenizou o comando da policia militar na ação de apreensão dos animais nas ruas de Serra das Araras, ressaltando o apoio dado pela prefeitura municipal ao trabalho da Policia Militar, falando ainda do empenho dos vereadores Paulo Alves e Marcelo Lopo nas cobranças junto a prefeitura para que fosse realizada essa ação importante para Serra das Araras.

O Presidente Rone Rodrigues falou da importância do trabalho que vem sendo realizado por todos os vereadores da casa em prol do munícipio de Chapada Gaúcha.
Em seguida falou sobre as melhorias que estão precisando todas as estradas do município e que já se passou muito tempo do governo atual e ainda há estradas que ainda não foi passada nenhuma maquina este ano.

Relembrando que está faltando muito dialogo entre o executivo e o legislativo e que muitas ações que estão ocorrendo por parte da prefeitura os vereadores se querem tem conhecimento, relatando sobre os cortes de gastos que estão realizando porém está pagando aluguéis caríssimos pela locação de espaços sem necessidade uma vez que a prefeitura possui espaços próprios para seu funcionamento.
Lembrou sobre as mudanças nos prédios da prefeitura e sobre os documentos que estavam arquivados no prédio da educação, solicitando informações sobre o paradeiro dos mesmos, chamando atenção da administração para tomar cuidado com as ações que estão tomando em relação aos recursos do munícipio, falando que as ações dos gestores públicos tem que estar em consonância com os anseios da população que elegeu a todos e não está sendo ouvida nas decisões e seus anseios.

Finalizando o vereador Rone Rodrigues reforçou o pedido junto ao executivo de um maior dialogo entre os poderes e a população além de maior informação a todos sobre os projetos e ações da prefeitura que envolve a população.
Encerrando assim a sessão, e agradecendo a todos pela presença.

 

22815315_1929179670736328_6150106039019575990_n.jpg  22829471_1929180227402939_6856132068755148444_o-1024x768.jpg  22829778_1929179787402983_2939145012248866427_o-1024x768.jpg  22859860_1929180074069621_3191968947838273041_o-1024x768.jpg  22904651_1929180014069627_9086213428461240972_o-1024x768.jpg  22894187_1929180330736262_4777913440751053158_n.jpg

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.