Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Chapada Gaúcha do Dia 20 de Novembro 2017

Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Chapada Gaúcha

Aconteceu na última Segunda Feira dia 20 de Novembro de 2017, a Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Chapada Gaúcha.

A Reunião foi presidida pelo presidente da casa Vereador Rone Rodrigues que agradeceu aos presentes pela presença no plenário.
Dando sequência na reunião passou se para as leituras dos expedientes da reunião pela Secretaria da Mesa Diretora a Vereadora Jazilma Gonçalves Chaves:

Ordem do Dia:
Projeto de Lei Complementar n.º 043/2017 de autoria do Executivo Municipal que Dispõe sobre a Reorganização da Estrutura Administrativa do Município de Chapada Gaúcha e da outras providências.

Projeto de Lei Complementar n° 044/2017- Que dispõe sobre a Reestruturação no Quadro de Pessoal Efetivo e Comissionado da Secretaria Municipal de Educação do Município, de Chapada Gaúcha e da outras providências.

Projeto de Lei N°045/2017 que regulariza a utilização de veículos adquiridos pela União, por intermédio do Ministério da Educação, para o transporte escolar público para universitários e estudantes de cursos profissionalizantes.

Os Projetos acima ainda estão em tramitação nas comissões do legislativo para serem votados em outra sessão.

Em seguida foi apresentado o Projeto de Lei de N° 046/2017 de autoria do legislativo dispõe sobre a denominação do parque de exposições que específica e dá outras providencias. Que foi votado e aprovado unanimemente pelos vereadores, ficando assim denominado Parque de Exposições Sr. João Rodrigues Nunes.

Continuando foi colocado para apreciação e votação os projetos:

Projeto de Resolução nº013/2017 QUE autoriza o presidente da mesa diretora da câmara municipal de chapada gaúcha – mg a proceder com a doação/devolução, ao poder executivo local, o veículo Fiat/Palio Fire Way, de cor branca para utilização na Secretaria Municipal de Saúde.

Requerimento de N° 016/2017 de autoria do vereador PAULO APARECIDO ALVES CARNEIRO e assinado pelos vereadores MARCELO LOPO DE OLIVEIRA e SINELTON RUBENS VIEIRA ARAÚJO requerendo ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal de Chapada Gaúcha “Que seja Elaborado um Projeto de Loteamento e Limpeza na área de Pista de Pouso do futuro Aeroporto de Chapada Gaúcha e que seja cedido uma nova área para locação do futuro Aeroporto”.

Requerimento de N° 017/2017 de autoria do vereador Marcelo Lopo de oliveira e assinado pelos vereadores Paulo Aparecido Alves Carneiro e Sinelton Rubens Vieira Araújo requerendo ao Exmo. Senhor Prefeito Municipal de Chapada Gaúcha “Que seja tomada em devidas providencias para o escoamento da água no período chuvoso que acumula no final da Rua São Francisco no Distrito de Serra das Araras no Município de Chapada Gaúcha – MG”.

Projeto de Indicação de N° 095/2017 de autoria do Vereador Dorival Fran cisco Marques que “Dispõe sobre a Necessidade de Perfuração de Poço Artesiano equipado na Comunidade Galho Escuro, no Município de Chapada Gaúcha – MG”.

Projeto de Indicação de N° 096/2017 de autoria do Vereador João Paulo Barbosa de Sena que “A necessidade da Conclusão da Quadra Poliesportiva da Escola Municipal Santo Agostinho na Sede do Município de Chapada Gaúcha – MG”.

Projeto de Indicação de N° 097/2017 de autoria do Vereador SINELTON RUBENS VIEIRA e assinado pelos vereadores PAULO APARECIDO ALVES CARNEIRO e    ARAÚJO MARCELO LOPO DE OLIVEIRA que “Dispõe sobre a necessidade de Iluminação com Refletores e manutenção no Salão e no Cemitério no Distrito de Serra das Araras, no Município de Chapada Gaúcha – MG”.

Após apreciação e discussões sobre os projetos e requerimentos na plenária todos foram aprovados por unanimidade.

Palavra Franca:

O Vereador Jamerson Barbosa Macedo em sua fala parabenizou a empresa VP Transportes pelo bom trabalho de coleta de lixo que a mesma está realizando na cidade, falou ainda que segundo o representante da empresa até o dia primeiro de Dezembro a coleta de lixo estará sendo realizada com um caminhão adequado para coleta de lixo.

O Vereador em sua fala relatou sobre a emenda financeira no valor de Duzentos e Cinquenta Mil Reais que o Deputado Federal  Saraiva Felipe se comprometeu em empenhar em prol da construção do Ginásio Poliesportivo no Distrito de Serra das Araras e o mesmo valor em prol de reformas na Praça Euclésio Goobi ainda fez um breve relato sobre a atual situação de atendimento na unidade mista de saúde que não está adequada as necessidades da população e que o deputado Saraiva Felipe se comprometeu em alocar uma emenda no valor de Cento e Sessenta Mil Reais no próximo ano para que seja realizado melhorias na estrutura física do hospital  , falou também que em viagem com o vereador José Rone Rodrigues ao Gabinete do Deputado Federal Gabriel Guimarães em reunião o deputado falou da possibilidade de alocação de recursos no valor de Duzentos e Cinquenta Mil Reais a partir de Março do próximo ano também destinado ao Ginásio Poliesportivo de Serra das Araras, o vereador Jamerson  pediu a mesa diretora que enviasse oficio aos secretários de obras e transportes do município solicitando a manutenção das ruas do Distrito de Serra das Araras e nas ruas da sede do município, solicitou ainda oficio ao Secretário Municipal de Transportes cobrando a manutenção dos veículos da prefeitura que estão sucateados e sem condições de trafegar  e que a alguns dias atrás um ônibus escolar cheio de alunos bateu em poste por falta de freio, solicitando da administração que fosse verificado tais situações.

Jamerson realizou novamente cobranças do executivo quanto ao pagamento da insalubridade dos servidores municipais e o pagamento das rescisões contratuais dos servidores que ainda não receberam alegando que já está completando um ano e os servidores não tem sequer informação a respeito do pagamento.

A vereadora Jazilma Gonçalves Chaves, justificou o período que esteve afastada de suas funções na câmara municipal devido estar acompanhando a sua filha em tratamento de saúde.

Seguindo solicitou encaminhamento de oficio para os Secretários de Obras  e transportes para que seja realizado a manutenção nas estradas das comunidades do entorno da Catarina, Retiro Velho e outras que estão intransitáveis devido a muitos buracos e erosões nas estradas prejudicando o trafego do transporte escolar , deixando assim os alunos sem aula. Jazilma falou da importância da doação do carro que a câmara municipal estará entregando para a secretaria municipal de saúde, para atender a população.

Falou ainda da aquisição de 39 tubulões doado pelo Deputado Saraiva Felipe, para serem colocados no córregos de Quatis, Arapuá e Ribeirão, que os tubulões já estão disposição na Coodevasf para serem entregues ao município.

O Vereador Paulo Aparecido Alves Carneiro no uso da palavra falou das cobranças que recebeu da população em relação a manutenção das ruas da cidade e dos distritos, falando que já esteve juntamente com o Secretario de transportes buscando soluções para o problema no DER de Januária solicitando o empréstimo de um Rolo compactador para realizar o cascalhamento dos pontos críticos nas ruas em geral. Falou também das estradas das comunidades rurais que estão com problemas que de acordo com o secretário Adrolado já estão sendo realizado trabalhos de manutenção emergencial das mesmas para que possam ser utilizadas pelos transportes escolares e em seguida fazer um trabalho melhor, quanto a iluminação pública o vereador Paulo Alves disse que está com esperança pois em conversa com prefeito municipal sinalizou interesse em solucionar os problemas das ruas tanto na questão da iluminação quanto nos calçamentos, e que a solução rápida seria a busca de financiamento para realizar os serviços com o apoio da câmara municipal.

O vereador Eurico Ferreira dos Reis, pedido para a mesa diretora solicitar a manutenção das estradas das comunidades do entorno do Retiro Velho, falando que em vários locais os ônibus escolares não estão conseguindo passar, em relação a iluminação publica o vereador falou que a câmara deverá reunir com o prefeito para que possa encontrar uma solução o mais rápido possível.

O Vereador João Paulo Barbosa de Sena, falou da cobrança dos moradores e pais de famílias solicitando providências para a reabertura da Horta Comunitária que é de muita importância para um grande número de famílias com baixa renda solicitando a mesa diretora que cobre do executivo providencias para resolver a situação, em seguida falou sobre a situação da Avenida Minas Gerais que nesse período de chuva está ficando intransitável, dando ainda s sugestão para o executivo colocar cascalho nos pontos críticos da avenida e manutenção das outras ruas da cidade que estão precisando. O vereador pediu ainda providencias quanto a retirada de algumas curvas na estrada que liga a comunidade de Banco da Terra a Escola Municipal Dário Carneiro para que possa ser evitado acidentes. Na Comunidade de Ribeirão de Areia o vereador fez o pedido a prefeitura municipal para que realize a manutenção das estradas uma vez que a máquina esteve lá a alguns meses, mais não fez o serviço conforme precisava.

O vereador falou ainda da alegria de entregue na comunidade de Ribeirão de Areia um trator equipado, juntamente com o vereador Rone Rodrigues ressaltando que o benefício foi conseguido através do Deputado Paulo Guedes, lembrando ainda de outras conquistas que estão para serem concretizadas como a entrega da caminhonete para a comunidade de Buracos e o um trator para a comunidade de Galho Escuro.

O Vereador Marcelo Lopo de Oliveira, falou das cobranças que recebeu dos moradores da comunidade Quatis em relação as estradas que estão em estado crítico, agradeceu ao secretário de transportes pela manutenção das estradas do Morro do Fogo e Para Terra, mencionou ainda sobre a questão dos carros da saúde que saem do Distrito de Serra das Araras para abastecer na sede do município alegando que é um gasto desnecessário, falou também sobre a questão do pagamento da conta de energia da quadra de serra das araras pedindo ao executivo para que sejam tomadas as devidas providencias.

Agradeceu ainda ao Secretário de Obras e equipe pelo apoio, juntamente com a empresa Caeté e o IEF na realização do plantio de árvores no entorno do campo de futebol, falou também da união dos vereadores em relação a doação do veículo para a secretaria municipal de saúde que é de muita importância para os pacientes do município, finalizou agradecendo a presença de todos.

O Vereador Sinelton Rubens em sua fala parabenizou a câmara de vereadores pela união e apoio ao projeto de denominação do Parque de Exposições do Município.

Agradeceu ao Secretário de Transportes que não pode mandar a caçamba para fazer a manutenção das ruas mais mandou a pá carregadeira para tentar amenizar o problema e dar manutenção na estrada do morro do fogo para passar o transporte escolar, falou também que estará pedindo aos deputados apoio na concessão de máquinas para ajudar a administração na manutenção das estradas.

O Presidente da mesa vereador Rone Rodrigues em sua fala, falou da satisfação e alegria pela nomeação do parque de exposição de João Rodrigues Nunes, que realmente representa o homem do campo.

O Vereador em sua fala falou também de algumas conquistas em prol do município relembrando do Trator para a comunidade do Ribeirão de Areia que já foi entregue com o apoio do vereador Paulo Guedes e do prefeito municipal que disponibilizou por conta da prefeitura o frete para a busca do trator e entrega na comunidade, e falou também das propostas já falada pelo vereador Paulo do Opção para a comunidade de Buracos e Galho Escuro com o apoio do Deputado Gabriel Guimarães. Falou das cobranças que os vereadores sempre estão fazendo em prol de melhorias da população, cobrando do executivo o andamento da obra de construção da escola municipal para que possa ser evitado o problema com as filas que se forma no início do ano pelos pais dos alunos em busca de vagas para seus filhos. Fez a cobrança junto ao executivo em relação a manutenção da iluminação pública e manutenção das ruas que é uma responsabilidade da prefeitura municipal.

Encerrando a sessão agradecendo a todos pela participação.

 

 

Publicado por Assessoria de Comunicação em 28/11/2017

Deixe um comentário

Barra de acessibilidade
Acessibilidade